Inventem-se novos Invernos!

Muito já se ouviu falar das Depressões sazonais…
Elas são caracterizadas por episódios depressivos que tendem a concentrar-se no período do inverno, onde a falta de luminosidade leva a mudanças no humor. Os sintomas da depressão sazonal são mais evidentes entre o final da tarde e o início da noite, além da sonolência e falta de motivação, o indivíduo pode apresentar aumento do apetite, perda de energia e tristeza.
É importante não confundir depressão e tristeza, são coisas bem distintas. A tristeza é experienciada por todos nós e é normal que a sintamos em alguns momentos da nossa vida, requerendo apenas o esforço de não a prolongarmos no tempo, pois esse prolongar poderá torna-la patológica e ai já estaremos perante um quadro de depressão, cujo tratamento passa também pelo acompanhamento psicológico.

Para ultrapassar este Inverno, sugiro que não fique isolado no conforto do seu lar. Saia! Não se conforme com o sofá e a manta ao fim-de-semana. Permita-se a desafiar o frio! Passeie! Aprecie o movimento e tudo o que está à sua volta. Pratique exercício, o desporto é algo que promove o bem-estar! Vá ao cinema! Saia com os amigos… A família… Leia um livro…
Faça tudo o que lhe apetecer, excepto ficar em casa à espera que o Inverno passe.
Inventemos novos Invernos!!!

Votos de um Inverno quentinhos de afetos.

Débora Água-Doce
Psicóloga Clinica – A psicóloga que também é Blogger
www.apsicologaquetambemeblogger.pt

Inventem-se novos Invernos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *