Um dia sem o telemóvel?

Começa mais uma semana de trabalho, ou de férias, ou simplesmente sem planos definidos, mas convido-vos a refletirem sobre a seguinte questão: será que consigo estar um dia sem o meu telemóvel ou smartphone?
Todos nós reconhcemos que os telemóveis são um mecanismo fundamental de interação social. Certamente, que já se deparou com amigos a distanciarem-se da conversa para enviar mais um sms, ler um e-mail ou para responder a um dos amigos que está online numa das várias aplicações de conversação que estão instaladas no smartphone. A melhor forma de comunicarmos com alguém devia ser através de um simples telefonema ou, sempre que possível, cara a cara. Mas, parece que para uma grande maioria não é assim. Estudos internacionais recentes revelam que mais de metade da população receia ficar sem telemóvel.
A nomofobia significa "sem telemóvel", é uma fobia causada pela angústia ou desconforto por estarmos incapacitados de comunicar através de telemóvel, smartphone, tablet ou computador.
Os primeiros sinais que indiciam esta fobia são a necessidade de estar constantemente a olhar para o telemóvel, verificando obsessivamente se existem chamadas perdidas, sms ou e-mails, deixar de fazer algo importante para atender uma chamada e, caso se esqueça do telemóvel em casa, voltar atrás para o ir buscar, pondo em causa um compromisso importante.

Isa Silvestre
*Psicóloga Clínica
*Autora do Livro: Gerir 1 Ano de Stress

Um dia sem o telemóvel?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *