Perguntas Frequentes


O que é o serviço Couch?

O Couch é uma plataforma online que tem como objective resolver os problemas de acesso a profissionais de saúde mental por motivos geográficos, económicos e sociais. Pretendemos ajudar as pessoas que precisam de aconselhamento psicológico a enfrentar os desafios do dia-a-dia de forma conveniente, discreta e económica. Assim, o Couch torna o aconselhamento psicológico disponível na altura em que é mais conveniente para si, em qualquer lugar através de um computador, tablet ou smartphone.


O Couch é o serviço indicado para mim?

O Couch pode ser o indicado para si, se precisa de melhorar a sua qualidade de vida, Sempre que existe algo que interfere com a sua felicidade ou o impede de atingir os seus objectivos, e precisa de um profissional que o oiça e aconselhe, nós podemos ajudar. Temos também profissionais especializados em áreas específicas, como o stress, ansiedade, relacionamentos, depressão, ansiedade e muito mais. Para uma descrição detalhada pode consultar os perfís dos profissionais que trabalham connosco.


O Couch não é a solução adquada para si alguma se estiver num destes casos:

• Se pensa recorrentemente em fazer mal a si próprio ou a outros.
• Se está em situação de crise ou numa emergência, se for esse o caso pode encontrar ajuda aqui (hiperligação para os contactos de emergência.
• Se foi diagnosticado com uma doença mental crónica, ou se foi referido para tratamento ou supervisão psiquiátrica.
• Se for ordenado a ter terapia ou aconselhamento psicológico por uma ordem do tribunal ou qualquer outra autoridade.


Como encontro um psicólogo e utilizo o seu serviço?

1. Carregue em criar conta
2. Procure por um psicólogo ou por um horário disponível
3. Agende a sua sessão
4. Efetue o pagamento com cartão de crédito
5. Aproveite a sessão com o seu psicólogo


Os serviços são prestados apenas em Portugal?

Os nossos serviços podem ser utilizados por todos os portugueses ou as pessoas que falam o idioma português, residentes ou não em Portugal e maiores de 18 anos.


Como os psicólogos são selecionados?

A seleção envolve uma entrevista com o nosso Conselho Consultivo e Direcção Clinica, bem como uma revisão completa do currículo do psicólogo: experiência clínica, percurso académico, e registro na Ordem dos Psicólogos.


Preciso de wi-fi para utilizar o serviço?

Recomendamos que esteja ligado a uma rede wi-fi com bom sinal para usufruir ao máximo do nosso serviço. Uma conexão 4G também serve. Se tiver problemas de ligação enquanto ligado a um psicólogo, remova o opção vídeo e você perceberá uma melhora na chamada.


Política de remarcação.

O ideal é que remarque sua sessão o quanto antes. A nossa política de remarcação funciona da seguinte forma:
• Com mais de 12 hrs de antecedência do horário da sessão – nenhuma taxa é cobrada;
• Remarcação com menos de 12 hrs – é cobrado 50% do valor da sessão;
• Não comparecimento do cliente – é cobrado o valor integral da sessão;
Caso o psicólogo tenha que remarcar por algum motivo, o mesmo raciocínio se aplica:
• Aviso com mais de 12 hrs de antecedência do horário da sessão – nenhuma taxa é cobrada;
• Aviso com menos de 12 hrs – é oferecido um desconto de 50% do valor da sessão;
• Não avisou o cliente e não compareceu – é oferecido um desconto do valor integral da sessão;

Em todo o caso, se considerar que os motivos que o levaram a não estar presente na sessão foram de causa maior, por favor escreva-nos para info@couch.pt


O Couch pode substituir o aconselhamento psicológico presencial?

Os profissionais que trabalham na nossa plataforma são credenciados pela Ordem dos Psicólogos para prover aconselhamento psicológico e terapia. No entanto, apesar do serviço apresentar iguais benefícios, pode não substituir o seguimento tradicional em todos os casos, Os nossos profissionais tem completa independência para avaliar e sugerir o percurso que eles consideram do melhor interesse do cliente.


Como é que são escolhidos os psicólogos?

Selecção criteriosa através do nosso Conselho Consultivo seguindo as orientações europeias e da Ordem dos Psicólogos Portuguesa.


Como funciona a vídeo conferencia?

Antes da sua vídeo-consulta vai receber um email a avisar que a mesma terá inicio na hora marcada. Basta fazer o seu log in com os seus dados, carregar no canto superior direito e no menu carregar nas Minhas Sessões, aí terá uma listagem das suas marcações, e um botão que diz Iniciar. A janela de video deverá abrir e está pronto a iniciar a sua sessão.


Posso utilizar o serviço por Smartphone ou Tablet?

Neste momento o nosso serviço funciona no Google Chrome e Mozilla Firefox nos seguintes dispositivos: Smartphone, Tablet, Computador/ laptop.


O Couch grava as informações trocadas durante as sessões?

O Couch não mantém nenhum registro das informações trocadas nos atendimentos psicológicos online. Garantimos a sua privacidade.


Qual é a duração do serviço Couch?

Isto depende de cada pessoa e das situações a que está sujeito. A decisão é sua.


Quantas sessões posso ter com o meu psicólogo?

A duração do tratamento está dependente à avaliação clinica do professional de saúde mental e está dependente da disponibilidade e interacção entre o cliente e o profissional de saúde mental


Como é protegida a minha privacidade?

O sigilo da informação é mantido e o psicólogo deverá, em qualquer contexto de atuação, cumprir e respeitar o código de ética profissional, mantendo o sigilo sobre os dados e questões confiadas a ele no atendimento, sob pena de cometer infração grave ao violar o código de ética dos psicólogos. A preservação da identidade do cliente, tal como a confidencialidade irrestrita das informações obtidas pelo psicólogo durante o atendimento, são obrigações e deveres de todo profissional de psicologia, independente do ambiente onde acontecer o atendimento, aplicando-se as normas ao atendimento online.

É importante destacar que, apesar de o Couch garantir o sigilo de todas as informações transitadas dentro do site, alertamos que as trocas de informações feitas através da internet não são consideradas totalmente seguras onde há riscos envolvidos. Os psicólogos protegem as informações do paciente, seguindo o Código de Ética profissional, entretanto os pacientes deverão tomar todo o cuidado com equipamentos tecnológicos que deverão ser monitorados pelo cliente.


Se eu estiver descontente com o meu psicólogo?

Se você estiver descontente com o seu psicólogo, entre em contato com a nossa equipa (info@couch.pt).


O que acontece se eu ultrapassar o tempo da sessão?

Não se preocupe pois o tempo da sessão é controlado pelo psicólogo.


Tenho acesso aos meus agendamentos?

Sim, no seu perfil você pode visualizar os detalhes de todas as sessões já realizadas como também informações das sessões futuras.


Que tipos de pagamentos vocês aceitam?

Neste momento aceitamos cartões de crédito VISA e MasterCard.


O que eu faço se não tiver cartão de crédito?

Não se preocupe, a nossa equipe de Apoio ao Cliente pode ajudar com este tipo de situações Por favor envie um e-mail para info@couch.pt


A informação do meu cartão de crédito está segura?

Claro! O Couch.pt não guarda qualquer tipo de dados referentes ao seu cartão de crédito sendo os pagamentos dentro do site realizados de forma segura pela SIBS.